O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas reforçou, no dia 26 de maio, em Luanda, a intenção do Governo português aumentar o número de funcionários consulares e promover melhorias tecnológicas, a fim de simplificar e melhorar os procedimentos na emissão de vistos.
Paulo Cafôfo falou à imprensa no final do encontro com o Secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, e disse que a sua deslocação a Angola teve como principais objetivos abordar, com as autoridades locais, o Acordo de Mobilidade assinado no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e introduzir melhorias na operacionalização do dito Acordo a fim de melhorar e simplificar os procedimentos na emissão de vistos. O governante português frisou que, em 2021, foram emitidos cerca de 9 mil vistos, o que representou um crescimento de 800% relativamente a 2020.
Segundo o governante português, este facto “é um sinal de que há melhorias, mas queremos consubstanciá-las de forma clara e objetiva e temos soluções para isso, nomeadamente a questão do aumento dos nossos funcionários consulares, que será já uma realidade e que irá possibilitar um aumento significativo do número de vistos que mensalmente são processados nos nossos consulados”. Ao aumento do número de funcionários consulares está associado o novo modelo de gestão consular, que implicará novas ferramentas tecnológicas e digitais para melhor acessibilidade aos serviços prestados pelos Consulados portugueses em Angola.