Constituída em julho de 1987 por um conjunto de 345 empresas portuguesas e angolanas, a Câmara de Comércio e Indústria Portugal Angola é uma associação empresarial privada bilateral.

A CCIPA é uma instituição de utilidade pública sem fins lucrativos, com sede em Lisboa. Em 1991, abriu a Delegação em Luanda e os seus Estatutos foram homologados pelo Governo angolano, tornando-se a primeira associação empresarial com este estatuto nos dois países.

Atualmente a CCIPA conta com Delegações em Luanda, Benguela e Lubango.

Missão

A principal missão da CCIPA é a de proporcionar às empresas associadas as informações e os conhecimentos de Angola e de Portugal que lhes permitam avaliar com segurança a possibilidade de internacionalizarem a sua atividade para qualquer um dos mercados de forma bilateral. Simultaneamente, a CCIPA, procura prestar aos agentes económicos o apoio institucional necessário para que sejam devidamente acolhidos pelas instituições oficiais e governamentais de Portugal e de Angola.

No dia a dia, a CCIPA trabalha fundamentalmente no sentido de criar novas relações e de fortalecer quer os laços institucionais existentes, quer o seu apoio aos associados em ambos os mercados.

Os pressupostos que originaram a constituição da CCIPA, em 1987, mantêm-se inteiramente válidos: as relações entre Angola e Portugal não são apenas históricas, são uma realidade com futuro ao nível das relações empresariais. É a experiência adquirida e o conhecimento profundo do que se passa em ambos os países, graças às excelentes relações institucionais que mantém com as diferentes partes interessadas – governos, instituições públicas, universidades, associações empresariais, empresas e empresários, entre outros –, que lhe permitem analisar de forma reciproca os desafios que os investidores, importadores e exportadores têm de enfrentar no terreno e intervir para que sejam ultrapassados com êxito.

A CCIPA é também, ou sobretudo, um ponto de encontro entre empresários e empresas angolanas e portuguesas, de fomento de negócios e de constituição de parcerias entre pessoas e organizações que estão ligadas pela história, pela cultura, pela língua que mantém em comum, e também por laços pessoais e familiares.