Eventos
Mesa de Portugal

Evento: Mesa de Portugal ultrapassou expectativas

Mesa de Portugal ultrapassou expectativas

Um novo contexto, novas oportunidades.
O encontro Mesa de Portugal reuniu cerca de 170 empresários, gestores e empreendedores portugueses e angolanos à volta da piscina do Hotel Trópico em Luanda.
Antes do Jantar, porém, Paulo Varela, presidente da Direcção da CCIPA, Miguel Frasquilho, presidente da aicep Portugal Global, José Sala, director do GEPE da ANIP, em representação de Maria Luísa Abrantes, e Paulo Portas, vice-primeiro – ministro de Portugal apresentaram aos participantes as ideias-chave por que se pautam as relações entre Angola e Portugal.
Questões como as das dificuldades de pagamentos e transferências foram abordadas pelo vice-primeiro-ministro português, que não poupou palavras para elogiar a capacidade, qualidade e resiliência dos investidores portugueses em Angola. Paulo Portas mostrou-se confiante na recuperação da economia angolana e, apesar de reconhecer a existência de algumas dificuldades, reiterou que a sua presença em Angola e os encontros que manteve com as autoridades (designadamente com vice-Presidente Manuel Vicente) visaram precisamente encontrar os instrumentos bilaterais que contribuam para ultrapassar a retração do investimento e das exportações portuguesas para Angola.
Paulo Portas lembrou igualmente a presença e importância dos investimentos angolanos em Portugal e o tipo de relações existente entre os dois países.
Depois das boas -vindas do presidente da Direcção da CCIPA, foi a vez de Miguel Frasquilho fazer um breve balanço das relações de comércio e de investimento entre os dois países; seguiu-se a intervenção de José Sala, da ANIP, que deu a conhecer as oportunidades e as linhas orientadoras das regras de investimento no país.

Ver Mapa